sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

Gil Teixeira Lopes - Anos 70/70 Anos


12 de Janeiro a 30 de Maio de 2007.

O edifício onde é hoje a Casa - Museu Dr. Anastácio Gonçalves foi construído em 1904 para casa e atelier do pintor José Malhoa, mestre da pintura portuguesa de então. A primeira casa de artista do país foi, desde esse tempo, lugar de criação artística e, com o médico António Anastácio Gonçalves, após 1932, espaço de reunião das obras de arte do coleccionador.

A actual função museológica deste edifício é a de conservar e divulgar os acervos deixados ao Estado pelo Dr. Anastácio Gonçalves. Todavia, à vocação inicial de primeira casa de artista do país podemos, hoje, associar a de divulgação de algumas das referências incontornáveis da Arte portuguesa contemporânea, mantendo este lugar associado à produção dos mestres nacionais de Belas-Artes.

A presente exposição, Anos 70 / 70 Anos, do pintor Gil Teixeira Lopes, revela-nos o poder criativo de um artista que se expressou através da pintura, escultura, desenho e gravura. A década dos anos 70 foi de valorização da figura humana, com uma sensorialidade e cromatismo que são marca indiscutível deste mestre, na forma intensa de pintar o mundo através de uma pintura carregada de emoção.

Gil Teixeira Lopes é Professor Catedrático Jubilado de Pintura da Faculdade de Belas-Artes (antiga ESBAL). A sua obra é multifacetada e vasta em técnicas utilizadas e temas. Recebeu entre 1960 e 1998 cerca de 40 prémios e distinções, quer no país quer no estrangeiro, assim como participou em inúmeras exposições. As suas obras estão representadas em inúmeras colecções privadas e públicas, nomeadamente: Museu de Setúbal, Museu de Arte Contemporânea da S.E.C. (Lisboa), Museu Municipal Martins Correia (Golegã), Museu Municipal Armando Teixeira Lopes (Mirandela), Museu Municipal Abel Mantas (Manteigas), Museu Municipal do Desenho (Estremoz), e França (BNP, Paris), Brasil, Polónia, Noruega, Museu de Arte Moderna de Seul (Coreia), E.U.A. (Biblioteca do Congresso e Museu de Bronx), Bélgica (Ministério da Cultura e Gabinete de Estampas de Liège), México, Áustria, Bulgária e Itália (Museu do Vaticano em Roma e Galeria dos Uffizi de Florença).

Fica assim lançado o desafio para o público melhor conhecer a obra de Gil Teixeira Lopes neste Museu que, como Casa de artista que também é, abre as suas portas ao génio da modernidade.


José Alberto Ribeiro
Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves

Sem comentários: